segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sinterklaas

Já lá vai um tempo... Agora já começa a haver menos que partilhar, parece-me. A rotina começa a instalar-se e todos os dias parecem semelhantes. Mas hoje é um dia importante aqui para estes lados. É dia do Sinterklaas!
Podia ir à net (onde, portanto, estou neste momento) e fazer uma descrição pormenorizada de quem é o Sinterklaas, como é, de onde vem e para onde vai, mas vou antes fazer a descrição com base naquilo que a comunicação diária com gente destas bandas me permite partilhar.
O Sinterklaas (o nome é estranhamente parecido com Santa Claus) é um velhote bonacheirão, de aparência simpática e longas e alvas barbas, que todos os anos chega à Holanda, no seu barco, vindo de Espanha! Traz consigo o propósito de levar a cada criança o satisfazer dos seus sonhos, com a ajuda de dois jovens de cabelo negro e cerrado de caracóis, que de tanto descerem e subirem chaminés, estão mais escuros de o carvão! Hoje é então o dia do Sinterklaas levar a cada criança um presente, que pode simplesmente ser a inicial do seu nome escrito em chocolate (nham nham!). Eu já não sou criança, mas também recebi um presentinho do simpático senhor, e deliciei-me com o 'M' (de Maastro, a clínica onde estou a trabalhar/estudar) de chocolate que ele me deu!
E é o Natal por estas bandas! Normalmente os adultos não trocam presentes, estas estão reservadas apenas para as crianças (e é por coisas como estas que esta malta não sente a crise...), e também não celebram o Natal a 25 de Dezembro (mas têm o feriado!!!). Agora, o que eles têm é um cidade Natal no centro da cidade como eu nunca vi! Fui lá este fim-de-semana com o meu Nuninho, e parecia eu própria uma criança fascinada com tanta luz e cor e sons de Natal! Fiquei fã!

Completamente fora de tópico, que grupo é aquele onde Portugal se posicionou para o Euro 2012? Estatisticamente falando não está favorável, mas eu quero acreditar!!! Eu e os meus amigos holandeses que me convidaram (primeira coisa na manhã) para assistir ao jogo Portugal-Holanda no dia 17 de Junho: 'Obrigada, mas vou ter que recusar, não me apetece ir para a Vrightof apinhada de holandeses celebrar o absoluto nada... ou não!'

2 comentários:

  1. Família Pires Lourenço e Menina Pardalejo, este post é especialmente dedicado às damas!

    ResponderEliminar
  2. Quando fomos à Alemanha à dois anos nesta altura havia imensos mercados de Natal, espalhados pelas cidades. Era uma visão reconfortante apesar do frio que estava. E sim, sentimo-nos como crianças no meio de tantas árvores de natal e luzinhas. Há sempre uma criança escondida dentro de nós :)

    ResponderEliminar