terça-feira, 19 de julho de 2011

Já chega de tanta organização!

Mas que país é este? Aconteceu-me uma que não lembra a ninguém!
Aos domingos à noite é suposto deixar do lado de fora do prédio o lixo que é recolhido durante a noite pelas entidades responsáveis. Este ritual acontece apenas uma vez por semana e convém não deixar passar, ou esperam-se mais 7 dias para que a recolha passe novamente. Não sou rapariga de me esquecer destas coisas, mas à cautela tenho colocado um lembrete no telemóvel (que costuma tocar sempre depois de ir depositar o meu lixo à entrada do prédio, como é das regras!).
Ora, este f-d-s estive a montar a mobília que o IKEA me entregou durante a semana com a ajuda de um novo amigo irlandês. Fiz-lhe como almoço um esparguete à bolonhesa que o fez soltar o desabafo 'que pena não haver mais móveis para montar!' e ficámos de contas saldadas! Chega a altura de levar o lixo, ele oferece-se para levar grande parte dos cartões para a reciclagem, mas tudo em cima de uma bicicleta, já se sabe, ficaram algumas coisas para trás e eu com esta perna roxa e acometida de algumas lancinantes dores ainda, fechei os olhos ao ambiente e deixei tudo junto para ser recolhido pelo serviço da lixeira.
Na segunda-feira de manhã ainda lá estava tudo... Na segunda-feira à noite também... Terça-feira de manhã, evitado será dizer que o quadro se mantinha inalterado, à excepção de uma pequena nuance... Bilhete colado na porta 'Por favor coloquem o vosso lixo nos sacos vermelhos e brancos a fim de serem recolhidos'. O quê?!? Quais sacos? Foi por isso que não recolheram? Porque usei sacos verdes que estavam a 1€ cada 30 no Blokker?
Bem, vou trabalhar e volto por diferentes caminhos à espera de identificar um ecoponto onde possa deixar o cartão, já que é para fazer as coisas bem, faço-as todas bem! Dou por mim a reparar às portas das casas nos mencionados sacos vermelhos e brancos... Com a estrelinha do Município... Mas o que vem a ser isto? Não é tudo lixo?
Chego a casa, ponho a roupa de 'passeio de bicicleta de alto risco' (vou transportar grandes volumes, tudo pode acontecer) e vou a sair quando vejo uma colega de edifício a entrar. 'Oh amiga, onde posso arranjar os sacos para o lixo? Não fazia ideia que tinha que ser em sacos próprios.', 'Ah és nova aqui... Não és de cá? Desculpa, não queria magoar ninguém...' Pimba! Fui directamente à remetente do bilhete! Quais eram as hipóteses? Lá lhe expliquei que não levei aquilo a peito, apenas estava interessada em aprender, que vinha de um país onde as pessoas levavam o lixo ao contentor em sacos de todas as cores (em Portugal é uma bandalheira, está visto!) e que de facto não fazia a mais pequena ideia onde comprar os sacos. Lá me explicou e no meu caminho para o super-mercado dei por mim a pensar 'bem, é uma cena do Município, obrigatória e para o bem de todos, deve ser gratuito'. Qual quê? 15,60€ por 20 sacos do lixo, e dos pequenos! Vou ter que fazer uma gestão muito apertada do lixo que produzo, está visto!

2 comentários:

  1. O que uns têm a mais...outros têm a menos!!;)
    Agora faltam as fotos da "nova" casa!:D
    Beijinhos grandes amiga ;)

    ResponderEliminar
  2. :D
    realmente não lembra a ninguém gastar tanto para o lixo... devem ser sacos à prova de maus cheiros!
    heeheh
    Beijinhos

    ResponderEliminar