quarta-feira, 22 de junho de 2011

Arroz de salmão

Sinto alguma falta de coisas que tinha em casa (em Portugal) e aqui nem por isso. Por enquanto estou num hotel que tem alguns quartos para estudantes, a um preço mais económico, e uma cozinha para uso comum. Na falta de material suficiente para cozinhar, a única coisa que me atrevi a confeccionar até agora foi uma sopa de feijão-verde, já que trouxe a varinha mágica que a minha mãezinha (que eu adoro e de quem já morro de saudades!) tinha lá a mais por casa. E foi engraçado ver uma moça indiana do 5º andar (eles é que se apresentam assim 'Olá, sou a XXXX, vivo no 5º andar e estou aqui a fazer um MBA, e tu?') a observar atentamente o processo de triturar todos os legumes e criar a base de qualquer sopa... portuguesa!
Mas anda-me francamente a apetecer arroz! Arrozinho branco, só com sal, alho e azeite está bom! Ou o arroz de salmão da minha mãe, que é divinal (ok, o meu também é bom, mas se fosse ela a fazê-lo teríamos alguma proximidade física e não estes 2000Km que nos separam).
Mas os hábitos alimentares aqui são bem diferentes. A maioria das pessoas leva uma sandes, um copo de leite e pronto, está o almoço feito. Eu bem que vou à cantina todos os dias tentar a minha sorte, e na loucura comi uma almôndega e salada de couve! Isso mesmo, salada de couve, não consegui perceber se crua ou cozida, o molho era demasiado intenso, e por isso não a consegui comer toda. Não é que fosse má, apenas diferente, o paladar não está treinado. Ainda!
Curioso foi o seguimento do episódio da couve. Um colega meu canadiano repara no meu prato meio vazio de talheres já arrumados e diz 'Deves ser a pessoa aqui que mais sente saudades de casa!'. Bem, acabei de chegar, ainda me estou a ambientar, não tenho ainda casa, mas porque é que dizes isso? 'Estive o ano passado em Portugal e nunca em toda a minha vida comi tão bem!'. Thank you!!!! Alguém que me compreende!
Em Portugal come-se bem! Temos uma gastronomia tão rica, tão cheia de sabores! E começo a viagem por Portugal, e explico-lhes o 'Leitão à Bairrada', e ele diz com aquele olhar perdido no horizonte 'Nunca comi nada tão delicioso na vida...'. E eu só queria o arroz de salmão!

2 comentários:

  1. Oh Sarinha, neste dia de aniversário venho-te dar outro conselho sábio de quem já viveu por essas paragens: tu não te habitues à comida que isso é mt mau!! Vai tentando fazer a tua paparoca que a comida daí é tenebrosa e só faz mal! E PARABÉNS!!!! :D Que pena estarmos tão longe e não podermos celebrar todos juntos :) Beijão enorme *

    ResponderEliminar