quinta-feira, 16 de junho de 2011

Maastro Clinic

Ora muito bem, cá está ela, a Maastro Clinic!
Maastro advém de Maastricht Radiation Oncology. É uma divisão autónoma do Hospital, que pertence à Universidade. Recebe cerca de 210 (?!) pacientes por dia para Radioterapia. Acho tudo fascinante lá! Os médicos, físicos e engenheiros trabalham lado a lado. Aprecio esta simbiose de conhecimentos que são aplicadas no tratamento dos doentes. Aprecio o facto de não tratar apenas dados, mas pacientes (ainda não comecei a trabalhar, mesmo, mesmo, mas quando começar será assim), e estou a adorar o grupo onde estou inserida!
Desde italianos a irlandeses, portugueses a romenos, mexicanos a iranianos, passando pelos canadianos, há nacionalidades para todos os gostos. O que é óptimo! Todo este mix de culturas é absolutamente extraordinário, obriga-nos a desenferrujar o inglês e sobretudo a aprender e cultivar a cuscuvilhice sobre as culturas alheias, à distância de um 'como é lá, na tua terra?'.
Estamos mesmo lado a lado com a Universidade, e o campus é giríssimo, super verde, cheio de ar e bicicletas! Vivo temporariamente num hotel mesmo ao lado da Clínica, mas espero conseguir mudar no final do mês, não porque não aprecie a distância de 2 minutos a pé que me separam dela, mas porque tenho mesmo que arranjar uma morada. Aqui tudo funciona na base do BSN-number. Basicamente tenho que me subscrever no município, é-me atribuído um número, com o qual posso fazer tudo: contas no banco, seguro de saúde, formalização de contrato, etc.. Para obter este número preciso de ter uma morada fixa (a do hotel não dá... já tentei), e portanto garantir assim que recebo salário, para poder pagar a casa e por aí em diante... Não há como fugir a este ciclo!

Sem comentários:

Enviar um comentário