terça-feira, 14 de junho de 2011

E a aventura começa...

Cheguei ontem a Maastricht. É aqui que irei viver nos próximos meses com todas as alegrias, tristezas, saudades, dificuldades e momentos auspiciosos que esta "nova vida" me proporcionará. Digo próximos meses, porque assim custa menos assimilar que de facto serão mesmo muitos aqueles que passarei fora de casa, da minha casa, do lar para onde volto e tenho o abraço à minha espera...
Cheguei ontem, já o dia ia comprido, com a vida que é possível arrumar em 35Kg de mala, atrás... Mas a malta é simpática e deram-me uma mãozinha! Opah, fiquei surpreendida, temos sempre aquela imagem dos holandeses muito austeros e distantes e até agora, nada disso! O motorista pára na paragem que lhe aponto no papel (impossível soletrar), os RHs (temos este hábito de catalogar as pessoas pelo cargo que ocupam em determinada organização) ajudam-me de uma forma minuciosa com todos os formulários, visita de reconhecimento às áreas onde me vou movimentar futuramente ocorre com largos e rasgados sorrisos! Até o almoço foi cortesia de primeiro dia!
A aventura começa quando me metem uma bicicleta nas mãos... Tenho tanto jeito para andar de bicicleta como um garfo, mas garantiram-me que estava longe do sítio onde vendiam as panelas que precisava (sim, por favor uma sopa, custa-me imaginar que doravante só há sandes!), e prontamente me arranjam uma duas rodas topo de gama! Enquanto sorria e agradecia pela amabilidade, só me via a levar à frente o primeiro ciclista que aparecesse (mais tarde percebi que tal não é possível, visto que me desloco numa velocidade bastante reduzida e qualquer avô me ultrapassa não me dando hipóteses para o derrubar).
Portanto, bicla nos pés e mãos, mochila para trazer as compras e munida de mapa, sigo para o centro da cidade! Não correu mal! A sério que não. Ok, tive que passar 3 vezes no mesmo sítio para perceber qual a melhor abordagem para estacionar o veículo, mas para 1ª vez em tráfego urbano, não foi mau! A panela veio, os legumes para a sopa ficam para amanhã, que já não cabiam na mochila e eu não sou artista de trazer sacos nas mãos e guiador ao mesmo tempo.
Final de tarde é tempo de 'video call' para a família, a garantir que está tudo bem, que cheguei direitinha, mas que já estou a morrer de saudades de todos (e estou...). E é nesta altura que as dúvidas assolam momentaneamente: fiz a escolha certa? terei arriscado demais? porque é que não podemos ter tudo ao mesmo tempo?

3 comentários:

  1. As dúvidas vão aparecer aqui e ali, mas para isso estamos nós deste lado, para te lembrar que agarraste uma oportunidade fantástica, de tal forma que no teu íntimo sabes que recusar nem era uma opção... E tens sempre nas mãos a tranquilidade de saber que a qualquer momento podes dar outro rumo à tua vida :) É essa a beleza da coisa.
    E nós aqui queremos estar informados!
    Beijinhosss

    ResponderEliminar
  2. Oh Sarinha, há sempre estas dúvidas existenciais :) a verdade é que fizeste a melhor aposta que podias na tua carreira e às vezes temos de optar e infelizmente não dá para ter tudo ao mesmo tempo. Mas tens amigos cá que te receberão de braços abertos sempre que quiseres voltar ao nosso Portugal :) E quem sabe se não nos juntamos todos e vamos aí a Maastricht conhecer a tua nova casa? ;) Beijoca grade e força nisso ***

    ResponderEliminar